sábado, 20 de junho de 2009


Pássaro bem cuidado é pássaro saudável. Para ter um pássaro forte e feliz é necessário cuidar do ambiente em que ele vive. O criador deve cuidar para que a gaiola esteja sempre limpa.

Devemos começar com a limpeza corriqueira: trocar o fundo da gaiola. Há passarinheiros que ficam vários e vários dias sem trocar o fundo de suas gaiolas. Há alguns que têm muitas aves e não conseguem dar a atenção devida a cada uma delas. Um criador deve saber qual o limite de pássaros que ele pode ter para que possa mantê-los de maneira saudável.

Há quem troque o fundo todos os dias. Há quem deixe o fundo por mais tempo. O Azulão é uma ave de porte médio e a sujeira que ele produz é proporcional ao seu tamanho. Gaiolas com Caboclinhos ou o Bigodinhos podem ficar mais tempo sem ter o fundo trocado, mas não é o caso do Azulão. Para saber quando deve trocar o fundo de sua gaiola o criador deve adotar o bom senso e a prudência.

Não se recomenda utilizar jornal no fundo da gaiola, pois o mesmo contém chumbo (que é nocivo aos seres vivos). Procure utilizar outros tipos de papel.

Um item é fundamental na higiene da gaiola: a água de beber. A água do bebedouro deve ser trocada diariamente. Por mais que o criador não encontre sujeiras a olho nu; o bebedouro abriga bactérias que podem prejudicar a saúde da ave. Passarinheiro esperto troca a água todos os dias.

Além de cuidar da água, o criador deve ter atenção especial com os comedouros e cochos. Acidentes acontecem e é bastante comum encontrar fezes do passarinho no comedouro. O passarinheiro deve observar diariamente o cocho e verificar se o passarinho fez alguma sujeira ali. A remoção da sujeira deve ser imediata.

De tempos em tempos é necessário fazer uma limpeza em toda a gaiola. Limpar poleiros, comedouros, bebedouros e as grades da malha. Para fazer esta limpeza é necessário passar a ave para uma outra gaiola.

Para fazer esta higienização, utilize um pano limpo e um produto de limpeza (que pode ser desinfetante diluído em água ou álcool). Você pode usar uma escova de dentes ou um cotonete para limpar as frestas que o pano não alcança. Esfregue bem as partes e deixe-as secando ao sol. Faça a mesma coisa com o bebedouro e os cochos. De vez em quando é aconselhável jogar SBP (inseticida) nas frestas da gaiola; pois há pequenos parasitas (principalmente piolhos) que se escondem justamente ali.

Atenção: Nunca faça esta limpeza enquanto os pássaros estiverem dentro da gaiola; pois a movimentação pode ser bastante traumática para a ave. Tenha sempre uma segunda gaiola (de reserva) para colocar o Azulão enquanto você faz a higiene da primeira.

2 comentários:

  1. Olá,
    Comecei a pouco tempo, com o manejo de pássaros tipo (AZULÃO) e gostei bastante do teor do Blog.
    Parabéns!
    Abraço e até outro dia.
    Heverton Humberto

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Gostei muito do seu comentário.
    O blog está de parabéns.
    Post sobre mais assuntos ligados a alimentação, períodos de mudas (bico e penas).
    Uma sugestão é quando o azulão fica frio(arrepiado) a crina.
    Abs.

    ResponderExcluir