sábado, 20 de junho de 2009

Reprodução


Depois que a Azulona for galada, o criador pode tentar deixá-los juntos. Existem algumas fêmeas que permitem que os machos ajudem a criar os filhotes (e existem alguns machos que querem cuidar dos filhotes). Mas cuidado: não são todos os machos que querem ajudar a fêmea e nem todas as fêmeas que permitem que o macho as ajude. O criador deve deixar as gaiolas encostadas para ver se o macho dá comida no bico da fêmea. Se isso acontecer, o criador pode colocá-los em uma mesma gaiola (desde que haja espaço suficiente). Caso o acasalamento tenha sido feito em uma criadeira, o criador pode colocar a grade de separação depois que o macho galar a fêmea (para observar o comportamento de ambos). Caso eles se aceitem, o criador pode retirar a grade e deixá-los juntos.

Há um cuidado especial que o criador deve ter depois que a fêmea botar os ovos. Algumas delas podem ser muito fogosas e irão quebrar os ovos para poderem cruzar novamente com o macho. Também podem até matar os filhotes (caso os mesmos já tenham nascido). Nestes casos, o criador deve separá-los de forma que a fêmea não consiga mais escutar o canto do macho. Mas justiça seja feita: algumas fêmeas de Azulão são extremamente dóceis, podendo até mesmo ser utilizadas como amas-secas de outras espécies (notadamente do Curió e do Bicudo).

Se o criador costuma oferecer sementes ao seus Azulões, que ofereça também abundância de complementos durante a época de reprodução (como Milho-Verde, Jiló, Couve, Pepino, Farinhada, etc.) Caso ele esteja tratando seus Azulões com ração extrusada, basta fornecer a farinhada como complemento. O criador não precisa se preocupar em alimentar os filhotes (pois a fêmea irá fazê-lo). O passarinheiro só deve se preocupar com isso caso ele perceba que a fêmea (por alguma razão) não está dando comida aos ninhegos. Nestes casos, ele deve fornecer uma papinha para filhotes (comprada em casas especializadas ou sites de produtos para aves).

Nenhum comentário:

Postar um comentário